Como funciona o sistema de esgoto

DE ONDE VEM TODO O ESGOTO?

De pessoas que usam água em cozinhas e banheiros em suas casas e de uso comercial e industrial. Quase metade da população do estado, mais de 2 milhões de pessoas em 43 comunidades, envia esgoto para as estações de tratamento da MWRA nas margens do porto de Boston. Mais de 5.500 empresas e indústrias também contribuem com águas residuais. Além disso, quase metade do fluxo total nos esgotos MWRA é de escoamento de rua em tempo chuvoso e de rachaduras abaixo do solo e conexões defeituosas que permitem a entrada de água subterrânea no sistema.

Também conhecidas como estações elevatórias, as estações de bombeamento de águas residuais ajudam a transportar águas residuais, especialmente quando elas precisam se mover de áreas baixas para terrenos mais altos, onde a gravidade não pode ajudar no fluxo. Diz a equipe https://saluta.com.br.

COMO O ESGOTO CHEGA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO?

O esgoto viaja através de três conjuntos diferentes de tubos. A água que é usada em uma casa ou indústria é descarregada através dos canos de um edifício até chegar aos esgotos locais, que são de propriedade e operados pelos departamentos de esgoto da cidade e da cidade. Esses 5.100 milhas de esgotos locais transportam as águas residuais para 227 milhas de esgotos interceptores MWRA. Os esgotos interceptores, que variam de 8 polegadas a 11 pés de diâmetro, transportam as águas residuais da região para duas estações de tratamento MWRA. Embora a maioria das águas residuais flua por gravidade, algumas áreas baixas requerem bombeamento.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE ESGOTO?

A MWRA fornece tratamento primário e secundário preliminar para seus fluxos de águas residuais na Estação de Tratamento de Deer Island. A primeira fase do tratamento secundário começou a funcionar em julho de 1997. O processo de tratamento é o seguinte:

  • Coleta e Bombeamento Oesgoto é canalizado das comunidades para várias obras onde tijolos, toras e outros objetos grandes são peneirados. As bombas puxam o esgoto através de túneis de rocha profunda sob o porto para Deer Island.
  • Tratamento Preliminar: Lama e areia se depositam em um tanque chamado de câmara de areia. Posteriormente, esse material, conhecido como brita e peneiramento, é levado a um aterro sanitário para descarte ambientalmente seguro.
  • Tratamento Primário: O esgoto segue para tanques de decantação primários, onde até 60% dos sólidos no fluxo de resíduos se depositam como uma mistura de lodo e água. Este tratamento primário remove muito poucos produtos químicos tóxicos.
  • Tratamento Secundário: Na estação de tratamento secundário, o oxigênio é adicionado às águas residuais para acelerar o crescimento de microrganismos. Esses micróbios então consomem os resíduos e se depositam no fundo dos tanques de decantação secundários. Após o tratamento secundário, 80-90% dos dejetos humanos e outros sólidos foram removidos. Uma proporção significativa de produtos químicos tóxicos também é removida por esse processo.
  • Fonte de reprodução: Adobe Stock

PARA ONDE VÃO TODAS AS ÁGUAS E RESÍDUOS TRATADOS E LODO?


As águas residuais restantes são desinfetadas antes de serem descarregadas nas águas receptoras (Baía de Massachusetts). Este fluxo de águas residuais tratadas, conhecido como efluente, viaja através de um Túnel Emissário de 9,5 milhas perfurado através de rocha sólida a mais de 250 pés abaixo do fundo do oceano. A última milha e um quarto do túnel incluem 55 pontos de liberação separados conhecidos como “difusores”. Ao estender-se a uma área com profundidades de água de até 120 pés, esse emissário fornece uma taxa muito mais alta de mistura e/ou diluição do que é possível com as descargas atuais nas águas rasas do Porto de Boston.

O lodo do tratamento primário e secundário é posteriormente processado em
digestores de lodo, onde é misturado e aquecido para reduzir seu volume e
matar bactérias causadoras de doenças. Em seguida, é transportado através do Túnel para a usina de pelotização, onde é desidratado, seco a quente e convertido em um fertilizante de pellets para uso na agricultura, silvicultura e
recuperação de terras.

OS QUÍMICOS TÓXICOS NÃO SÃO UM PROBLEMA?

Sim. Se níveis excessivos de produtos químicos tóxicos forem permitidos no sistema, eles podem impedir a aplicação segura de lodo como fertilizante ou ameaçar o ambiente marinho se descarregado nas águas oceânicas.

Novos regulamentos foram escritos pelo MWRA para controlar a quantidade de produtos químicos tóxicos que as empresas podem descarregar no sistema de esgoto. O Departamento de Redução e Controle de Tóxicos da MWRA é responsável por monitorar e fazer cumprir os regulamentos e impõe multas contra poluidores industriais. A MWRA também trabalha com as indústrias para incentivar a redução do uso de produtos químicos tóxicos que podem ser despejados no sistema de esgoto.

As famílias também são uma importante fonte de produtos químicos tóxicos devido ao despejo descuidado de produtos tóxicos nos ralos domésticos. Óleo de motor usado, pesticidas, tintas, solventes e até mesmo muitos produtos de limpeza domésticos representam riscos significativos para o meio ambiente. Para a maioria dos trabalhos domésticos, estão disponíveis alternativas menos tóxicas.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Esgotos combinados

Os esgotos combinados são bem… combinados! Ou seja, eles usam um único tubo para transportar tanto as águas residuais quanto as águas pluviais para as estações de tratamento de águas residuais. Eles não são mais usados ​​porque quando chove muito o sistema não consegue lidar tanto com a água de superfície quanto com o esgoto e isso faz com que o esgoto transborde. Por isso, novos sistemas separam os esgotos pluviais dos esgotos sanitários.

Na imagem acima você pode ver que tanto as águas residuais dos edifícios quanto as águas pluviais fluem para o mesmo cano. Durante o tempo seco, as águas residuais combinadas e as águas pluviais fluem para a estação de tratamento de águas residuais e não para o rio.

A imagem à direita mostra o que acontece em um esgoto combinado durante o tempo úmido. O aumento da água de escoamento combinado com as águas residuais dos edifícios é demais para a tubulação e o resultado é que parte dela se derrama no rio. (Estes são chamados de eventos de transbordamento de esgoto combinado (CSO).) Em outras palavras, durante o clima extremamente úmido, os esgotos combinados estão despejando esgoto bruto e resíduos industriais em rios e outros corpos d’água. Isso resulta em água potável contaminada e outros tipos de danos ambientais. Em alguns casos, pode até ser necessário ferver a água antes de poder beber ou usar.

Eventos combinados de transbordamento de esgoto também podem fazer com que muitas águas residuais cheguem às estações de tratamento de esgoto. Quando isso acontece, a planta não é capaz de tratar as águas residuais adequadamente.

FONTE: https://autossustentavel.com/2020/08/como-o-esgoto-e-tratado-conheca-como-funciona-uma-ete.html